quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Esportes 1ª Parte: Futebol: Principais Competições Internacionais


FUTEBOL

Principais competições internacionais

Seleções

O troféu da Copa do Mundo da FIFA é exibido no Brasil, após sua Brasil vencer o Mundial de 2002.
A nível de seleções nacionais, o torneio mais importante é a Copa do Mundo FIFA de Futebol, que é disputada desde 1930. Antes da criação da Copa do Mundo, particularmente durante os anos 1920, a competição de futebol dos Jogos Olímpicos era considerada a principal competição do desporto, ainda que atualmente se mantém como um torneio secundário onde se permitem jogadores menores de 23 anos, com até três jogadores que extrapolem esse limite de idade por equipe. No futebol feminino, o equivalente à Copa do Mundo é a Copa do Mundo de Futebol Feminino.
A nível das confederações da FIFA, os torneios mais importantes são a Copa América (América do Sul) e Eurocopa (Europa), e; embora com menos importância, a Copa Africana de Nações (África), a Copa Ouro da CONCACAF (Américas do NorteCentral e Caribe), a Copa Asiática (Ásia) e a Copa das Nações da OFC (Oceania).
O torneio mais importante para jogadores jovens é a Campeonato Mundial de Futebol Sub-20, que recebe equipes classificadas do Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 (América do Sul), do Campeonato Europeu de Futebol Sub-19 (Europa), do Campeonato Juvenil da CAF (África), o Campeonato Sub-20 da Concacaf (Américas do NorteCentral e Caribe), o Campeonato Juvenil da AFC (Ásia) e o Campeonato Sub-20 da OFC (Oceania).

Clubes

Em cada país os clubes de futebol frequentemente afiliam-se a associações ou ligas que organizam torneios oficiais entre eles, de onde surgem os campeões nacionais e as equipes que participarão de torneios internacionais. Não existe um sistema único de torneios e cada liga nacional os organiza de acordo a suas tradições. Em geral, a maioria dos países tem dois torneios principais no ano: Brasil (Brasileirão e Copa do Brasil)Espanha (Liga e Copa do Rei)Itália (Série A e Copa Itália), etc. Em alguns casos os campeões de ambos os torneios disputam "supercopas" anuais e "recopas" entre si. A Inglaterra tem um sistema de campeonato principal (a Premier League) e em seguida várias copas nas que participam equipes de distintas divisões. O Brasiltem um sistema de campeonatos estaduais, além de ter um Campeonato Nacional (Brasileirão) e a Copa do Brasil. No México existe somente um campeonato anual dividido em dois torneios semestrais (Apertura e Clausura).
Internacionalmente, a competição mais importante historicamente foi a Copa Intercontinental, que foi substituída em 2000 pelo Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A nível continental as competições mais importantes são a Copa Libertadores da América (América do Sul) e a Liga dos Campeões da UEFA (Europa), torneios cujos vencedores disputavam a Copa Intercontinental. A partir de2000, a recém-criada Copa do Mundo de Clubes da FIFA recebe também os vencedores da Liga dos Campeões da CAF (África), da Copa dos Campeões da CONCACAF (América do NorteAmérica Central e Antilhas), a Liga dos Campeões da AFC (Ásia) e a Liga dos Campeões da OFC (Oceania), além do campeão nacional do país-sede. Também a nível continental destacam-se as competições secundárias da América do Sul e Europa: a Copa Sul-americana e a Liga Europa da UEFA respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário