Esportes 1ª Parte: Futebol: Regras
FUTEBOL
As regras
O futebol é regido atualmente
por 17 regras, as quais são utilizadas mundialmente, ainda que
dentro das mesmas são permitidas certas
modificações para facilitar o desenvolvimento das
modalidades feminina, infantil e veterana. Embora
as regras sejam claramente definidas, existem certas diferenças
na aplicação das mesmas que devem-se a vários
aspectos. Um aspecto importante é a região onde é
realizado o jogo. Por exemplo, naEuropa, particularmente na Inglaterra, os árbitros se
destacam por ser mais brandos com as faltas e infrações,
reduzindo desta maneira as advertências e expulsões,
enquanto que em outros lugares, por exemplo na América do Sul, as faltas são penalizadas com cartões com mais frequência.
As regras do jogo estão definidas pela International Football Association Board, organismo integrado pela FIFA e pelas quatro associações do Reino Unido.
Para aprovar-se uma modificação as mesmas devem ter pelo
menos os votos da FIFA e de 2 dos 4 votos das associações
britânicas.
Campo de jogo
O futebol se joga num campo de grama natural ou sintética de forma retangular. As medidas permitidas do terreno são de 90 a 120 metros de
comprimento e de 45 a 90 metros de largura, mas para partidas
internacionais se recomenda as seguintes medidas: entre 100 e 110
metros de comprimento, e entre 64 e 75 metros de largura. As duas
linhas localizadas ao longo do terreno recebem o nome de linhas
laterais, enquanto que as outras são chamadas linhas de fundo.
Os pontos no meio de cada linha lateral são unidos por outra
linha, a linha de meio.
Sobre o centro de cada linha de fundo e adentrando-se no campo ficam a grande área, as pequena área e as balizas.
As chamadas balizas, também conhecidas como goleiras, gols ou
golos, são constituídas de dois postes verticais
(conhecidos como traves) de 2,44 metros de
altura localizados a 7,32 metros de distância um do outro e sobre
o centro de cada linha de fundo. As partes superiores dos postes
são unidas por outro poste horizontal, conhecido como
travessão.
As grandes áreas são
áreas retangulares localizadas no centro dos golos e
adentrando-se no campo. As linhas que delimitam a grande área
são traçadas a 16,5 metros dos postes verticais,
adentrando-se também 16,5 metros ao interior do campo, e unidas
por outra linha maior. O traçado da pequena área e
semelhante, mas com uma medida de 5,5 metros.
Finalidade das marcações do campo de jogo
- Arco-penal - popularmente conhecida por meia-lua, tem como objetivo determinar a distância de 9,15m que os demais jogadores que não estão envolvidos nas cobranças de penais devem permanecer, somente o cobrador e o goleiro podem ficar a frente dessa marca.
- Área de meta - popularmente conhecida como pequena área, tem um diâmetro de 5,5m, ela objetiva delimitar espaço para cobrança do tiro-de-meta, presta-se também a delimitar o espaço para cobrança de tiro-livre indidireto caso ocorra este tipo de falta dentro da área, nesse caso a barreira não fica na distância do 9,15m regulamentares e sim no máximo em cima da linha de meta ou linha de gol.
- Área penal - popularmente chamada de grande área, marca o espaço onde o goleiro pode usar as mãos para defender sua meta, marcar também o espaço onde faltas podem se tornar penalidade máxima.
- Tiro penal - popularmente conhecida como marca do pênalti, marca a distância de 11m até a linha do gol para a cobrança de pênaltis.
- Arco de Canto - Espaço conhecido como marca de escanteio, espaço para que se possa executar a cobrança de escanteios.
- Linha Lateral - às vezes chamada de linha de canto, serve para delimitar o espaço final de jogo, se a bola ultrapassar essa linha deve ser marcado falta e cobrado o lateral.
- Linha de Meta - chamada também de linha de fundo, marca o espaço máximo do gol, se a bola ultrapassar essa linha marca falta para cobrança de escanteio ou tiro-de-meta. Se a bola passar pelo espaço do gol, então é assinalado gol e a cobrança é feita no ponto central.
- Bandeirinha de canto - Tem como finalidade facilitar a definição de escanteio/tiro-de-meta e lateral, o mastro fica cravado sobre o encontro de ambas as linhas de lado e fundo, quando a bola bate no mastro e volta, a bola continua em jogo, sem marcação de falta.
- Círculo Central - sua finalidade é delimitar o espaço no qual os jogadores que darão o toque inicial para colocar a bola em jogo terão sem que haja interferência do adversário, somente o ou os cobradores podem ficar dentro do círculo nos instantes do primeiro toque, a bola deve sempre se cobrada para frente, para o lado do campo adversário.
- Ponto Central - é a marca que define onde a bola deve ser coloca sem movimento para o início ou reinício da partida.
- Linha de meio-campo - é a marcação que define os campos de jogo de cada time.
Início do jogo
Cada um dos dois times joga com no
máximo 11 jogadores e no mínimo 7. Durante a partida
pode-se substituir jogadores por outros, denominados reservas. Um dos
jogadores titulares deverá ser o goleiro ou
guarda-redes. É permitido que um goleiro e outro jogador da
equipe troquem de posição durante o jogo, se for durante
o intervalo e com o consentimento do árbitro.
Cada jogador deverá utilizar um vestuário básico,
que é constituído de uma camiseta ou camisa com mangas,
bermudas, meias, caneleiras e uma chuteira. As cores do
vestuário de ambas as equipes e a de ambos os goleiros devem ser
claramente diferentes. Oscapitães (jogadores
representantes de cada equipe) devem ter alguma marca identificadora
para ser chamados pelo árbitro quando for necessário, que
geralmente é um bracelete.
O futebol é jogado com uma bola de forma esférica que deve ser de couro ou outro material adequado. Sua circunferência deve ser entre 68 e 70 centímetros, sua massa de 410 a 450 gramas e sua pressão de 0,6 a 1,1 atmosferas ao nível do mar. Os jogadores podem tocar e mover a bola com qualquer parte de seu corpo, exceto os membros superiores.
O goleiro tem a vantagem de poder utilizar qualquer parte de seu corpo
para isto, mas somente dentro de sua grande área.
Cada jogo é controlado por um
árbitro principal designado pela organização da
competição em questão, que será a
autoridade máxima da partida e o encarregado de fazer cumprir as
regras do jogo. Todas as decisões do árbitro são
definitivas. Somente ele pode modificar uma decisão, sempre que
não tenha retomado o jogo ou a partida tenha sido finalizada.
Além disso tem a sua disposição dois bandeirinhas para
ajudá-lo na tomada de decisões. Possui também um
quarto árbitro a seu dispor que é o que confirma, e
além disso controla os reservas e o corpo técnico. O
quarto árbitro também indica as
substituições e o aumento do tempo regulamentar.
Para iniciar o jogo, um ou mais
jogadores de uma equipe movem a bola do meio de campo, momento quando
começa a correr o tempo regulamentar. Esta
situação se dá com a equipe adversária no
início do segundo tempo. Também ocorre depois de cada gol
marcado, quando a equipe que o sofreu executa a ação.
Duração e resultado
Embora o regulamento não especifica um tempo fixo de duração das partidas, recomenda-se 90 minutos por
jogo, divididos em dois tempos de 45 minutos, com 15 minutos de
intervalo entre ambos os períodos. Cada competição
fixa um tempo para cada partida da mesma, mas durante elas sempre
perde-se tempo de jogo por várias razões, como
substituições e faltas. Por isso o árbitro
principal de cada jogo pode adicionar minutos extras em cada tempo.
O objetivo do desporto é marcar mais golos que o rival. Considera-se que uma equipe marcou um gol quando se introduz a bola por
completo entre as traves verticais e por debaixo do travessão do
rival, sempre e quando não é cometido uma
infração às regras do jogo previamente. O gol
é a única forma de marcar no futebol,
situação que não ocorre em outros códigos
de regras do futebol. Se ambas as equipes marcam o mesmo número
de golos, a partida é considerada empatada.
Em muitos casos, quando a partida
termina em empate, busca-se alguma forma para que uma da equipes seja
considerada vencedora do jogo, e para alcançar isto existem
várias formas. Se a partida fica empatada, pode-se jogar
uma prorrogação,
que é constituída de dois tempos, geralmente de 15
minutos cada um, dando-se continuidade à partida inicial.
Além disso, existiam duas formas em que a
prorrogação termine antes do tempo previsto: o morte súbita (gol de ouro) e o gol de prata. Esses métodos foram abolidos em 2004.
Se a igualdade persistir, ocorrerá uma disputa por pênaltis, que consiste em cada equipe execute cobranças de pênalti de
forma alternada até totalizar cinco cada uma. Se ao
término das dez cobranças a igualdade permanecer, se
continuará cobrando um pênalti por equipe até que
se defina um vencedor.
A utilização da
prorrogação e da disputa por pênaltis é uma
forma muito utilizada no futebol contemporâneo, sendo o principal
exemplo disso as fases eliminatórias da fase final da Copa do Mundo FIFA.
Em algumas competições é realizada a
cobrança de pênaltis logo após o término do
tempo regulamentado, sem passar por uma prorrogação. Um
bom exemplo deste sistema são as fases eliminatórias
da Copa América.
Em todos estes exemplos se joga uma
única partida, mas existem outros torneios onde as fases
eliminatórias são jogadas em duas partidas, as chamadas
partidas de ida e volta. Para determinar se a chave (ambas as partidas)
terminou em empate, são somados os golos a favor de ambas as
equipes nas duas partidas, e se resultam no mesmo número de
golos para cada uma das duas equipes, diz-se que a chave terminou
empatada. Em alguns casos, se a chave termina empatada, utiliza-se um
sistema de desempate com prorrogação ou pênaltis,
que são realizados ao término da segunda partida da chave.
Em algumas chaves
eliminatórias considera-se outra forma de desempate
prévio à prorrogação ou os pênaltis:
os golos do visitante.
Se ao término de ambas as partidas ninguém supera o rival
em número de golos, conta-se o número de golos
convertidos por cada time na partida que jogou como visitante. Se uma
equipe marca mais golos como visitante depois de jogadas as partidas,
será a vencedora da chave, mas se persistir o empate
também nesse critério, realizar-se-a a
prorrogação e disputa de pênaltis. Um exemplo deste
sistema são as fases eliminatórias da Copa Libertadores da América e da Liga dos Campeões da UEFA.
Faltas e reinício do jogo
Cada vez que um jogador golpeie ou
tenta golpear outro jogador, o empurre, o retenha para obter vantagem,
cuspa-no ou toque a bola com seus membros superiores (exceto o
goleiro), o árbitro marcará um tiro livre direto
a favor da equipe que recebeu a infração, que se
realizará desde o local da infração. Se ocorrer
dentro de uma das áreas, independentemente da
posição da bola, e se esta estava em jogo, é
marcado um pênalti contra a equipe infratora.
Se um jogador joga de forma perigosa,
dificulta a um adversário ou impede o goleiro de pegar a bola
com suas mãos, é marcado um tiro livre indireto a favor
da equipe que recebeu a infração, que será cobrado
do local onde ocorreu a infração. Além disso,
será marcado um tiro livre indireto se o goleiro manter a bola
em suas mãos por mais de seis segundos ou
tocar a bola logo depois de tê-la tocado e a soltado (exceto se o
árbitro entender que não havia como não
soltá-la), tê-la recebido de um companheiro ou diretamente
de um arremesso lateral.
Um jogador poderá receber um
cartão amarelo (advertência) ou vermelho
(expulsão), se cometer algumas infração das especificadas no regulamento.
Se um jogador recebe um cartão vermelho, será expulso de
campo e não poderá ser substituído por outro. Se
um jogador recebe dois cartões amarelos em uma mesma partida,
receberá um cartão vermelho e será expulso. Os
cartões são uma forma de fazer o cumprimento das regras
do jogo pelos jogadores.
Se a bola sai de campo pela linha de
fundo logo após ser tocada por um jogador da equipe que
está na defensiva, será concedido uma cobrança
de escanteio ao time rival. Se for tocada pela última vez por um jogador do time atacante, será concedido um tiro de meta à equipe adversária. Caso
a bola sai de campo por uma das linhas laterais, o time
adversário ao do jogador que tocou-a pela última vez
terá direito a um arremesso lateral.
Impedimento
O impedimento é uma regra para impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela bola).
Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no
momento em que este é executado, não tem entre si e a
linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro
time.
Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores que dão condições ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha.
As exceções à regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.
Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores que dão condições ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha.
As exceções à regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.
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