Esportes 4ª Parte: Voleibol: Regras
Regras
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada.
As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da
quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar.Logo
depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do
adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no
seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era
válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram
mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo
adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes
que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques.
Caso a bola caia é ponto do time adversário.
O jogador pode encostar na rede (desde que não interfira no
andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto
será para o outro time. O mesmo jogador não pode dar 2 ou
mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de
Bloqueio.
O campo
É retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma
rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a
categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino
-2,43 m; femininos 2,24 m).
Há uma linha de 3 metros em direção do campo para
a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o
fim da quadra. Fazendo uma quadra de extensão de 18 metros de
ponta a ponta e 9 metros de lado a lado.
A equipe
É constituída por 12 jogadores: -6 jogadores efectivos -6 jogadores suplentes -Até 2 líberos
Equipamento
As partidas de voleibol são confrontos envolvendo duas equipes disputados em ginásio coberto ou ao ar livre conforme desejado.
O campo mede 18 metros de comprimento por 9 de largura (18 x 9 metros),
e é dividido por uma linha central em um dos lados de nove
metros que constituem as quadras de cada time. O objetivo principal
é conquistar pontos fazendo a bola encostar na sua quadra ou sair da área de jogo após ter sido tocada por um oponente.
Acima da linha central, é postada uma rede de
material sintético a uma altura de 2,43 m para homens ou 2,24 m
para mulheres (no caso de competições juvenis,
infanto-juvenis e mirins, as alturas são diferentes). Cada
quadra é por sua vez dividida em duas áreas de tamanhos
diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que
se localiza, em cada lado, a três metros da rede ("linha de 25
metros").
No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas
parte integrante do campo. Deste modo, uma bola que toca a linha
é considerada "dentro" (válida), e não "fora"
(inválida). Acima da quadra, o espaço aéreo
é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em
cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os
únicos limites são as estruturas físicas do
ginásio.
Caso a bola toque em uma das antenas ou nas estruturas físicas
do ginásio, o ponto vai automaticamente para o oponente do
último jogador que a tocou.
A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro ou
couro sintético e mede aproximadamente 65 cm de
perímetro. Ela pesa em torno de 270g e deve ser inflada com ar comprimido a uma pressão de 0,30 kg/cm².
Estrutura
Ao contrário de muitos esportes, tais como o futebol ou o basquetebol, o voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que
terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos. Deve haver
também uma diferença de no mínimo dois pontos com
relação ao placar do adversário - caso
contrário, a disputa prossegue até que tal
diferença seja atingida. O vencedor será aquele que
conquistar primeiramente três sets.
Como o jogo termina quando um time completa três sets vencidos, cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e
termina quando um dos times atinge a marca de 15, e não 25
pontos. Como no caso dos demais, também é
necessária uma diferença de dois pontos com
relação ao placar do adversário.
Cada equipe é composta por doze jogadores, dos quais seis
estão atuando na quadra e seis permanecem no banco na qualidade
de reservas. As substituições são limitadas:
cada técnico pode realizar no máximo seis por set,
e cada jogador só pode ser substituído uma única
vez - com exceção do líbero - devendo
necessariamente retornar à quadra para ocupar a
posição daquele que tomara originalmente o seu lugar.
Os seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo. No sentido do comprimento, três estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo; e, no sentido da largura,
dois estão mais próximos da lateral esquerda; dois, do
centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas
posições são identificadas por números: com
o observador postado frente à rede, aquela que se localiza no
fundo à direita recebe o número 1, e as outras seguem-se
em ordem crescente conforme o sentido anti-horário.
O jogo
No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque, e, acerta a bola com a mão tencionando
fazê-la atravessar o espaço aéreo delimitado pelas
duas antenas e aterrissar na quadra adversária. Os oponentes
devem então fazer a bola retornar tocando-a no máximo
três vezes, e evitando que o mesmo jogador toque-a por duas vezes
consecutivas.
O primeiro contato com a bola após o saque é denominado
recepção ou passe, e seu objetivo primordial é
evitar que ela atinja uma área válida do campo. Segue-se
então usualmente o levantamento, que procura colocar a bola no
ar de modo a permitir que um terceiro jogador realize o ataque, ou
seja, acerte-a de forma a fazê-la aterrissar na quadra
adversária, conquistando deste modo o ponto.
No momento em que o time adversário vai atacar, os jogadores que
ocupam as posições 2, 3 e 4 podem saltar e estender
os braços,
numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a
rede. Este movimento é denominado bloqueio, e não
é permitido para os outros três atletas que compõem o restante da equipe.
Em termos técnicos, os jogadores que ocupam as
posições 1, 6 e 5 só podem acertar a bola acima da
altura da rede em
direção à quadra adversária se estiverem no
"fundo" de sua própria quadra. Por esta razão, não
só o bloqueio torna-se impossível, como
restrições adicionais se aplicam ao ataque. Para atacar
do fundo, o atleta deve saltar sem tocar com os pés na linha de
três metros ou na área por ela delimitada; o contato
posterior com a bola, contudo, pode ocorrer no espaço
aéreo frontal.
Após o ataque adversário, o time procura interceptar a
trajetória da bola com os braços ou com outras partes do
corpo para evitar que ela aterrisse na quadra. Se obtém sucesso,
diz-se que foi feita uma defesa, e seguem-se novos levantamento e
ataque. O jogo continua até que uma das equipes cometa um erro
ou consiga fazer a bola tocar o campo do lado oponente.
Se o time que conquistou o ponto não foi o mesmo que havia
sacado, os jogadores devem deslocar-se em sentido horário,
passando a ocupar a próxima posição de
número inferior à sua na quadra (ou a
posição 3, no caso do atleta que ocupava a
posição 4). Este movimento é denominado
rodízio.
Líbero
O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que
são realizados com mais frequência no fundo da quadra,
isto é, recepção e defesa. Esta
função foi introduzida pela FIVB em
1998, com o propósito de permitir disputas mais longas de pontos
e tornar o jogo deste modo mais atraente para o público. Um
conjunto específico de regras se aplica exclusivamente a este
jogador.
O líbero deve utilizar uniforme diferente dos demais, não
pode ser capitão do time, nem atacar, bloquear ou sacar. Quando
a bola não está em jogo, ele pode trocar de lugar com
qualquer outro jogador sem notificação prévia
aos árbitros, e suas substituições não contam para o limite que é concedido por set a cada técnico.
Por fim, o líbero só pode realizar levantamentos de toque
do fundo da quadra. Caso esteja pisando sobre a linha de três
metros ou sobre a área por ela delimitada, deverá
exercitar somente levantamentos de manchete, pois se o fizer de toque
por cima (pontas dos dedos) o ataque deverá ser executado com a
bola abaixo do bordo superior da rede.
Pontos
Existem basicamente duas formas de marcar pontos no voleibol. A primeira consiste em fazer a bola aterrissar
sobre a quadra adversária como resultado de um ataque, de um
bloqueio bem sucedido ou, mais raramente, de um saque que não
foi corretamente recebido. A segunda ocorre quando o time
adversário comete um erro ou uma falta.
Diversas situações são consideradas erros:
- A bola toca em qualquer lugar exceto em um dos doze atletas que estão em quadra, ou no campo válido de jogo ("bola fora").
- O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques").
- O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este movimento é denominado "carregar ou condução".
- A bola é tocada mais de três vezes antes de retornar para o campo adversário.
- A bola toca a antena, ou passa sobre ou por fora da antena em direção à quadra adversária.
- O jogador encosta na borda superior da rede.
- Um jogador que está no fundo da quadra realiza um bloqueio.
- Um jogador que está no fundo da quadra pisa na linha de três metros ou na área frontal antes de fazer contato com a bola acima do bordo superior da rede ("invasão do fundo").
- Postado dentro da zona de ataque da quadra ou tocando a linha de três metros, o líbero realiza um levantamento de toque que é posteriormente atacado acima da altura da rede.
- O jogador bloqueia o saque adversário.
- O jogador está fora de posição no momento do saque.
- O jogador saca quando não está na posição 1.
- O jogador toca a bola no espaço aéreo acima da quadra adversária em uma situação que não se configura como um bloqueio ("invasão por cima").
- O jogador toca a quadra adversária por baixo da rede com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os pés ("invasão por baixo").
- O jogador leva mais de oito segundos para sacar
- No momento do saque, os jogadores que estão na rede pulam e/ou erguem os braços, com o intuito de esconder a trajetória da bola dos adversários. Esta falta é denominada screening
- Os "dois toques" são permitidos no primeiro contato do time com a bola, desde que ocorram em uma "ação simultânea" - a interpretação do que é ou não "simultâneo" fica a cargo do arbitro.
- A não ser no bloqueio. O toque da bola no bloqueio não é contabilizado.
- A invasão por baixo de mãos e pés é permitida apenas se uma parte dos membros permanecer em contato com a linha central
Nenhum comentário:
Postar um comentário